Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/03/2014ㅤ Publicado às 22:50

Caixa Econômica Federal libera financiamento para obras de acessibilidade em imóveis com pessoas com necessidades especiais

O governo federal lançou linha de microcrédito para obras de acessibilidade em imóveis de pessoas com necessidades especiais. Para conseguir o financiamento é preciso contratar um arquiteto. Para o cadeirante Anderson de Oliveira, as barreiras arquitetônicas começam na rua. Para chegar em casa, ele teve de adaptar a rampa na calçada. Mas os maiores desafios dele estão dentro de casa. Segundo ele, as portas, o corredor, o quarto… Tudo é muito apertado e construído para pessoas que não têm limitações. No caso de Anderson, o lugar onde mora e onde passa maior parte do dia, vai precisar de reforma. O dinheiro para a reforma vem de uma linha de crédito lançado pelo governo federal através do plano nacional dos direitos de pessoas com deficiência que disponibiliza financiamentos de microcrédito para pessoas que ganham até dez salários mínimos. Para conseguir o financiamento, Anderson precisou contratar um arquiteto. O banco exigiu também orçamento detalhado dos materiais e também da mão de obra.

Presidente do CAU/SE, Karinne Santiago.

Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Karinne Santiago, para um imóvel ter todos os elementos arquitetônicos de acessibilidade, é preciso possuir um projeto bem elaborado. “Isso só será possível com a presença de um profissional capacitado que vai ajudar na aplicação correta dos recursos que são disponibilizados na linha de crédito para as pessoas com deficiência”, diz.

Essa exclusividade dos arquitetos na contratação desses empréstimos é, sem dúvida, uma ação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, no sentido de abrir espaço de trabalho para os arquitetos brasileiros. O honorário possível nestes trabalho chega a mais de 15% do valor da contratação dos recursos. O diretor do CAU/SE, Cristiano Pacheco, reforça que “é importante lembrar que a linha de crédito só é disponível, com a presença de um profissional habilitado para exercer a profissão de arquiteto”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/12/2024

Semana de Valorização Profissional do CAU/SE Reúne Profissionais e Estudantes em Celebração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Destaques

05/12/2024

Dia do Arquiteto 2024: Semana de Valorização Profissional do CAU/SE acontece nesta segunda

Destaques

26/11/2024

CAU/SE promove roda de conversa com arquitetos na CASACOR Sergipe

Destaques

26/11/2024

CAU/SE distribui ingressos para a CASACOR Sergipe 2024