Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/03/2014ㅤ Publicado às 14:04

CAU/SE reúne-se com Coordenação de Urbanismo da Emurb para firmar Termo de Cooperação Técnica

No último dia 13 de março, na sede da Empresa Municipal de Urbanização de Aracaju – Emurb, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, Karinne Santiago, e o diretor Geral Cristiano Pacheco, reuniram-se com a responsável pela Coordenação de Urbanismo da prefeitura de Aracaju, Ana Néri, com o objetivo de firmar um convênio por meio de um Termo de Cooperação Técnica visando à implementação de ações conjuntas de fiscalização no âmbito da capital sergipana. “O presente termo justifica-se pela necessidade de regularizar edificações, obras e serviços de arquitetura e urbanismo em todo o município de Aracaju. Haverá uma troca de informações, em especial, sobre alvarás de construção e correlatos, habite-se, localização de edifícios de múltiplos pisos e RRTs constantes de bancos de dados próprios. Poderemos solicitar reciprocamente assessoria técnica nas ações de fiscalização para elucidação de dúvidas e questionamentos, sem prejuízo das respectivas atividades institucionais para ambas as partes”, explica a presidente do CAU/SE, Karinne Santiago.

Diretor do CAU/SE, Cristiano Pacheco, explicando como funciona a tecnologia do IGEO

Para agilizar o trabalho de fiscalização, o diretor do CAU/SE, Cristiano Pacheco, apresentou durante a reunião, uma tecnologia utilizada pelos conselhos de todo o país, via rede mundial de computadores. “O Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO) vai permitir o roteamento para as atividades de campo e demais funcionalidades e interoperabilidades tecnológicas para a otimização dos trabalhos. Com o IGEO (http://igeo.caubr.gov.br), será possível realizar um levantamento sobre a emissão dos Registros de Responsabilidade Técnica – RRTs em toda a Aracaju”, informou Pacheco.

Ana Néri: “Não vejo nenhum empecilho em realizarmos esse Termo de Cooperação Técnica entre a Emurb e o CAU/SE”

Para a coordenadora de Urbanismo da Emurb, Ana Néri, esse termo de cooperação será de suma importância e uma grande troca de informações. “Não vejo nenhum empecilho em realizarmos esse Termo de Cooperação Técnica entre a Emurb e o CAU/SE. O que nós queremos é colocar nosso pessoal na rua para fiscalizar obras e descobrir se elas têm licença ou se estão irregulares”, diz.

Ana Letícia (detalhe): “O IGEO me deixou bastante satisfeita e chega na hora certa”.

Também participando da reunião, a engenheira da Emurb, Ana Letícia Fontes, falou que vai acionar o CPD do órgão para avaliar o sistema do CAU. “Mas o que pudemos observar com a explicação dessa tecnologia pelo diretor do conselho me deixou bastante satisfeita e chega na hora certa. Vamos agendar uma nova reunião, agora com a participação do setor de Informática da Emurb para que eles compreendam como funciona o IGEO”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

12/08/2015

NOTA PÚBLICA

AU

12/08/2015

CAU/SE Promove Ciclo de Debates: PDDU – Aracaju: Trajetória, Revisão e Propostas

AU

05/05/2015

Slide Guia RRT

AU

27/04/2015

Saiba quais são as atribuições dos arquitetos e urbanistas