Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

15/06/2014ㅤ Publicado às 22:05

Presidente do CAU/SE manifesta apoio aos professores e alunos do campuslar

Na última quarta-feira, dia 11 de junho, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo que estudam e ensinam, respectivamente, no campus de Laranjeiras, estiveram reunidos no auditório da Sala dos Conselhos da Reitoria, em São Cristóvão, para traçar metas e ações que venham garantir a segurança de todos, após o retorno das aulas. Na ocasião, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, Karinne Santiago, e o Conselheiro Federal do CAU/SE e professor da UFS, Marcelo Maciel, participaram das discussões e levaram o apoio da instituição para toda a classe universitária. “Estamos aqui para colaborar no que for possível e nos solidarizarmos com todos os problemas no tocante à violência que a classe universitária da UFS de Laranjeiras vem passando neste momento”, disse a presidente do CAU/SE.

Conselheiro Federal reforça apoio do CAU/SE

Maciel reforçou a importância do apoio do conselho aos estudantes e docentes de Laranjeiras, informando que essas ações serão levadas e encaminhadas até Brasília, para conhecimento dos profissionais do CAU/BR.

“Os alunos e professores presentes na reunião reiteraram o desejo de que o curso de Arquitetura e Urbanismo permaneça na cidade de Laranjeiras”, diz César Henriques.

Durante a reunião, os professores de Arquitetura e Urbanismo do campus de Laranjeiras fizeram colocações sobre os riscos que todos correm, caso medidas contra à violência não sejam tomadas o mais depressa possível. Uma pauta que busca soluções contra os constantes assaltos e, principalmente, ameaças de morte aos alunos foi discutida, tanto pelos docentes quanto por alunos, com o objetivo de colaborar ainda mais com os órgãos responsáveis que estão à frente das investigações e por um basta na violência que atinge a comunidade universitária. De acordo com o coordenador do curso, César Henriques Matos e Silva, que também é Conselheiro do CAU/SE, é necessário que se discuta e que se crie um calendário de ações que sejam divulgadas na grande mídia sergipana, participando também a comunidade de Laranjeiras da importância para a cidade da manutenção do Campus da UFS na cidade. “Os alunos e professores presentes na reunião reiteraram o desejo de que o curso de Arquitetura e Urbanismo permaneça na cidade de Laranjeiras. Para o retorno das aulas, entretanto, faz-se necessário que sejam investigados e esclarecidos os motivos e autores das ameaças aos estudantes”.

A presidente do CAU/SE, Karinne Santiago, comprometeu-se com os alunos e docentes da UFS, em custear algumas publicações nos principais jornais e imprensa online de Sergipe.

A presidente do CAU/SE, Karinne Santiago, comprometeu-se com os alunos e docentes da UFS, em custear algumas publicações nos principais jornais e imprensa online de Sergipe, em formato de artigo ou reportagem, que venham explicar a toda sociedade do Estado e laranjeirense, a importância do campus e da comunidade universitária no município. “É salutar que os verdadeiros fatos sejam divulgados e publicados na mídia para que a sociedade tome conhecimento do que realmente vem acontecendo com todos vocês. Não podemos aceitar que a violência reine em uma cidade histórica e com uma arquitetura rica e imponente como Laranjeiras. Peço aos alunos que se organizem, criem um texto com seus depoimentos e angústias, e em seguida, encaminhe para a coordenação do curso de Arquitetura. Todo esse material será coletado e encaminhado para a nossa Assessoria de Comunicação que fará uma grande reportagem sobre o caso, esclarecendo os fatos e divulgando para os veículos de comunicação e em Brasília, por meio do CAU/BR”, garantiu.

 O caos em Laranjeiras

Após os constantes assaltos que vêm ocorrendo no município de Laranjeiras, em especial, com a classe discente da Universidade Federal de Sergipe, fato mais grave que culminou em uma agressão a uma estudante, há 15 dias, a instituição decidiu suspender temporariamente as atividades do Campuslar. A administração da UFS avaliou que a manutenção dos estudantes naquele município só será possível após ações firmes dos órgãos responsáveis pela segurança pública no Estado contra a violência que se instalou nos últimos anos na cidade.

No último dia 9 de junho, o vice-reitor da UFS, André Maurício de Souza, esteve reunido com o secretário Adjunto de Segurança Pública de Sergipe, João Batista, para avaliar as atitudes tomadas até o momento para a solução do problema. Quanto ao inquérito policial com o objetivo de apurar os acontecimentos que ocorreram com a estudante no dia 29 de maio, o secretário Adjunto afirmou que o processo já está sendo encaminhado. Para discutir a questão da violência, mais segurança e infraestrutura, a universidade e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) vão realizar nos próximos dias uma audiência pública para tratar de temáticas pertinentes ao campus. Um representante da SSP-SE também estará presente nas discussões.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/12/2024

Semana de Valorização Profissional do CAU/SE Reúne Profissionais e Estudantes em Celebração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Destaques

05/12/2024

Dia do Arquiteto 2024: Semana de Valorização Profissional do CAU/SE acontece nesta segunda

Destaques

26/11/2024

CAU/SE promove roda de conversa com arquitetos na CASACOR Sergipe

Destaques

26/11/2024

CAU/SE distribui ingressos para a CASACOR Sergipe 2024