Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/03/2016ㅤ Publicado às 06:54


 “Sou como você me vê. Posso ser leve como a brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar”.

É com esta frase da escritora naturalizada brasileira Clarisse Lispector, que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), em nome de sua presidente, arquiteta e urbanista, professora e mãe, Ana Maria de Souza Martins Farias, homenageia todas as mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.

Segundo dados do CAU/BR, no Brasil, as mulheres representam 62% dos profissionais atuantes na área de arquitetura e urbanismo. E para representar todas as arquitetas brasileiras, homenageamos a arquiteta e designer pernambucana Janete Costa, com carreira marcada por grandes contribuições nos campos da arquitetura de interiores, design expositivo, design de produtos e divulgação da arte popular e do artesanato brasileiros.

A “escola Janete” unia a cultura erudita e popular que eram absorvidas em pé de igualdade. “Artesanato aquece e embeleza os ambientes, não se trata apenas de alternativa barata” dizia Janete.

Quem é Janete Costa?*

Janete Costa nasceu em 03 de junho em 1932, em Garanhus (PE). Formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1961, Janete trabalhou principalmente na área da arquitetura de interiores, pensada como expressão do coletivo. Além de transformar o cenário da profissão com a valorização da cultura popular, Janete foi uma das importantes personagens da geração que construiu a identidade da moderna arquitetura brasileira.

Marabá Hote, SP, revitalizado por Janete Costa. Foto: Au.pini.com.br

Essa articulação entre arte popular e arquitetura de interiores lhe rendeu reconhecimento mundial. Janete Costa promoveu exposições em países como Portugal, Estados Unidos e França, e foi convidada pelo governo da China a conhecer o país.

No Brasil, recebeu prêmio concedido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o título de melhor arquiteta por três anos consecutivos pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), entre outras condecorações. Em 2011, foi homenageada no Recife com a galeria de arte Janete Costa. Já em 2012, deu nome ao Museu de Arte Popular da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Arquiteta Janete Costa. Foto: CAU/PE


Janete Costa casou-se pela segunda vez com o também arquiteto modernista Acácio Gil Borsoi e teve quatro filhos (três do primeiro casamento e um do segundo), que seguiram seus passos e a ajudaram a comandar escritórios de arquitetura no Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A arquiteta faleceu em 28 de novembro de 2008, na cidade de Olinda (PE).

*Com informações do CAU/PE

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/10/2024

Inscrições abertas para o 8º Prêmio TCC de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SE

Destaques

15/10/2024

Seminário de Educação Patrimonial: Conectando Gerações e Culturas Sergipanas

Destaques

02/10/2024

CAU/SE encerra Caravana pelo Pacto pela Sustentabilidade com entregas em Aracaju, Estância, Lagarto e Itabaiana

Destaques

10/09/2024

CAU/SE promove ação institucional para debater problemáticas urbanas com candidatos das eleições municipais 2024