Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

31/10/2013ㅤ Publicado às 06:44

Análise do Igeo

Na sede do CAU/SE, Humberto Malheiros orienta arquitetos Luíza Félix e Cristiano Pacheco

Por Alessandra Cavalcanti

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) já dispõe do Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO). Criado pelo CAU/BR com o objetivo de otimizar as ações fiscalizadoras, o IGEO atua tomando por base mapas e bancos de dados espacializados. A partir dessa nova realidade, o CAU/SE estará intensificando o processo de fiscalização voltado ao exercício ilegal da Arquitetura e Urbanismo no Estado.

“A ideia é que todas as informações que constam no SICCAU coorporativo, a exemplo dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT’s), profissionais e empresas ativas, sejam mapeadas e, a partir disso, a fiscalização do Conselho seja intensificada e facilitada”, explica o colaborador de Geotecnologia da Notoriun Tecnologia, Humberto Malheiros.

“Localizando os profissionais e empresas irregulares, o CAU/SE vai ganhar tempo no trabalho de campo, errar menos e atuar diretamente em cima das irregularidades”, acrescenta Malheiros – responsável pela implantação do sistema e treinamento dos profissionais que trabalharão diretamente com o IGEO em Sergipe.

O IGEO oferece um aplicativo para tablet e, graças a esse recurso, é possível preencher o relatório de fiscalização, tirar foto da obra ou empresa fiscalizada e bater ponto, comprovando que o fiscal esteve realizando o seu trabalho in loco. “Com isso, ele estará substituindo a prancheta, a máquina fotográfica e o GPS, já que o tablet faz tudo isso ao mesmo tempo. Os dados coletados estarão integrados ao sistema, que fica na sede do CAU/SE”, ressalta Humberto Malheiros.

Mapeamento de municípios

O IGEO também atua auxiliando a gestão do CAU/SE no mapeamento dos municípios que não têm arquitetos e/ou possuem empresas ativas ou não. Esse recurso pode levar o Conselho a atuar conjuntamente com o Ministério Público e universidades.

“Também é possível visualizar no mapa quais são e onde estão as áreas de expansão ou de grandes construções. Com o auxílio de dados da prefeitura, a exemplo dos alvarás, conseguimos visualizar para onde a cidade está crescendo, e com isso ter um posicionamento sobre o seu planejamento – a exemplo do plano diretor, do plano de drenagem e mobilidade urbana. Dessa forma, o CAU/SE, com a experiência de seus arquitetos, vai dar opinião nesses planos e auxiliar a prefeitura na tomada de decisões que contribuam para uma arquitetura mais responsável”, enfatiza Humberto Malheiros.

Implantação e treinamento

No período de 15 a 18 de outubro, o CAU/BA sediou o processo de capacitação em Geotecnologia e Fiscalização. Os arquitetos Cristiano Pacheco e Luíza Félix, respectivamente diretor geral e gerente de Fiscalização do CAU/SE, estiveram presentes.

“O IGEO pode ser acessado pela internet, de qualquer lugar, por pessoas habilitadas. O treinamento em Salvador nos ofereceu não apenas condições para aprender as ferramentas do sistema, como também as estratégias de planejamento de fiscalização e utilização do aplicativo no tablet em campo. Fomos ao campo, passamos nas obras, treinamos a aplicação, voltamos para o CAU/SE, analisamos e finalizamos todo o processo, criando o relatório no SICCAU”, explica o diretor geral do CAU/SE, arquiteto Cristiano Pacheco.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

17/05/2024

REFLEXÕES SOBRE QUASE DUAS DÉCADAS DE UM OLHAR MAIS ATENTO SOBRE AS CALÇADAS DE ARACAJU – O QUE APRENDEMOS?

Destaques

19/04/2024

Exaltando a Cultura Indígena no Dia dos Povos Indígenas

Destaques

25/03/2024

CAU Jovem abre inscrições para participação de estudantes

Destaques

19/10/2023

7º Prêmio de TCC de Arquitetura e Urbanismo – 2023