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18/10/2013ㅤ Publicado às 11:00

O Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci), abre as inscrições para os cursos de especialização em Gestão de Restauro e Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina (Programa ITUC/AL). Os cursos acontecem em fevereiro de 2014.

O curso em Gestão de Restauro é uma capacitação que será desenvolvida através da modalidade de Ensino à Distância (EAD), com aulas presenciais em módulos específicos. Já o segundo curso é conduzido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e também une o EAD às aulas presenciais. Trata-se da única iniciativa latino-americana de treinamento à distância no campo da conservação integrada urbana e territorial.

Para a especialização em Restauro, os interessados devem entrar em contato com o Ceci através do e-mailceci@ceci-br.org. No caso do curso de Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, os candidatos devem realizar a pré-inscrição através de e-mail, enviando os dados (nome e endereço) para ituc2014@ceci-br.org até o dia 30 de novembro. Assim, o Ceci enviará um Formulário de Inscrição no programa que deverá ser postado nos Correio com os documentos para seleção até o dia 01 de dezembro de 2013. A inscrição custa R$ 30.

EDITAL DE CHAMADA

PROGRAMA ITUC/AL 2014

O curso Gestão do patrimônio cultural integrado ao planejamento urbano da América – Latina ITUC/AL é a única iniciativa latino-americana de treinamento à distância no campo da conservação integrada urbana e territorial. É o resultado da experiência de oito edições do curso de pós-graduação (quatro à distância e quatro presenciais) desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI.

Desde 1997, o Programa ITUC formou mais de cento e cinqüenta especialistas de todos estados do Brasil e de treze países das Américas, Caribe e Europa. O curso foi uma CÁTEDRA UNESCO (em 2002); que significou o reconhecimento internacional da qualidade do programa e de sua importância para o nosso continente.

O ITUC/AL é, também, reconhecido e apoiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o World Heritage Centre (UNESCO) e o International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of the Cultural Property (ICCROM).

O nono ITUC/AL é uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE com o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI.

Estrutura do programa e graus acadêmicos

Será oferecido o grau de Especialista em Conservação Urbana e Territorial para os alunos que concluírem todos os blocos online, o Módulo Presencial e apresentarem o Trabalho Final de Conclusão. Além de alcançar a nota mínima exigida.  Os alunos que não cumprirem todas as etapas, e obtiverem nota inferior a exigida, será considerado reprovado.

Período total do curso

De 02 de fevereiro de 2014 a 28 de fevereiro de  2015.

Carga Horária

O curso tem Carga Horária total de 360 h/a.

Objetivos

Formar gestores da conservação urbana e territorial, visando às áreas urbanas consolidadas, especialmente de centros históricos.

Público alvo

  • Administradores e técnicos do serviço público
  • Professores de curso superior
  • Dirigentes e membros de ONGs
  • Profissionais autônomos.

Pré-requisitos

  • Ser graduado, há pelo menos 1 ano, em qualquer área de interesse da gestão da conservação (Arquitetura, urbanismo, administração, direito, sociologia, antropologia, economia, ciência política, e outros);
  • Ser usuário de Internet (Browsers 5.0 ou superior) e ter endereço de e-mail.

Investimento

Curso de especialização

Taxa de inscrição: R$ 30,00

Matrícula: R$ 500,00

Mensalidades: R$ 600,00 (10 parcelas)

Total: R$ 6.530,00

  • A taxa de inscrição deve ser depositada no Itaú, Ag. 0874, C/C 47703-7. E o comprovante enviado paraituc2014@ceci-br.org

A seleção dos candidatos

A pré-incrição do candidato deve ser feita através de e-mail, enviando os dados (nome e endereço) paraituc2014@ceci-br.org

O CECI enviará um Formulário de Inscrição no programa que deverá ser postado nos Correio com os documentos para seleção até o dia 01 de dezembro de 2013 (data de recebimento aqui).

A seleção para o Curso será feita mediante a análise dos seguintes documentos:

  • Currículo resumido (no máximo duas páginas)
  • Proposta inicial para o trabalho de conclusão. (Ver Item “Proposta inicial de trabalho de conclusão”abaixo) 

O endereço para o envio de documentação é o seguinte:

Prof. Tomás Lapa, Coordenador do ITUC/AL 2014/2015

Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada
Praça do Carmo, nº 5, Ap 06, Carmo

CEP: 53120-000 , Olinda, PE, Brasil

Observação importante:   a condição para que o Curso ITUC/AL tenha início é que seja preenchido um número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados. Serão oferecidas 40 vagas no total.

Os candidatos selecionados, de acordo com o perfil mais adequado, serão instruídos por e-mail sobre a forma de pagamento da matricula do curso e sobre como enviar outros documentos necessários (cópia autenticada de CPF, RG, Diploma e histórico).

Cronograma do programa

  • Inscrição online no curso: 16 de setembro de 2013 a 30 de novembro de 2013
  • Entrega da documentação para seleção: até 01 de dezembro de 2013.
  • Divulgação do resultado da seleção (previsto): 16 de dezembro de 2013
  • Confirmação e efetivação da matrícula: 17 de dezembro de 2013 a 20 de janeiro de 2014.
  • Período das aulas on-line: 02 de fevereiro a 06 de outubro de 2014
  • Início das aulas presenciais: 03 de novembro de 2014
  • Fim das aulas presenciais: 18 de novembro de 2014
  • Entrega do trabalho final e encerramento do programa: 28 de fevereiro de 2015

Proposta inicial de trabalho de conclusão

Os participantes do Programa ITUC deverão apresentar, como trabalho final de conclusão do curso, um artigo científico que trate de um tema de gestão da conservação de seu interesse. Esse trabalho será confeccionado ao longo do curso com a orientação de um dos professores do programa. O tema proposto poderá ser alterado durante o curso, de comum acordo com a coordenação ou por sugestão do supervisor do trabalho.

Para a seleção é necessário que o candidato apresente uma proposta inicial do artigo. A proposta inicial deverá ser elaborada segundo o modelo fornecido abaixo.

Estrutura da proposta

Título (100 caracteres)

Escreva um título conciso que expresse o tema principal do trabalho e indique, se for necessário, o estudo de caso.

Exemplo: O respeito à autenticidade na gestão da conservação de sítios históricos na cidade de São Paulo

Objeto e estudo de caso (200 caracteres)

Identifique e descreva, sucintamente, o objeto que será tratado pelo trabalho, bem como o estudo de caso, sobre o qual será realizada a análise. Atenção, NÃO confunda o objeto com o estudo de caso.

Exemplo: O objeto será a gestão municipal da conservação patrimonial e o estudo de caso os sítios históricos da cidade de São Paulo. 

Objetivo do trabalho (400 caracteres)

Identifique o propósito do trabalho indicando, claramente, a finalidade que você espera alcançar no final do trabalho. Utilize a separação entre objetivo geral e objetivo específico.

Exemplo: Objetivo Geral:Avaliar a importância do conceito de autenticidade na prática cotidiana da gestão da conservação de uma metrópole com grande dinamismo de transformação das estruturas urbanas; Objetivo específico: Identificar se o conceito de autenticidade foi operacionalizado em um critério de análise dos projetos de intervenção nos imóveis dos sítios históricos do município. 

Como vai desenvolver o trabalho (2000 caracteres)

Descreva as etapas metodológicas que serão realizadas para desenvolver o estudo e alcançar os objetivos.

Exemplo: 1. Análise da literatura sobre a teoria da autenticidade e da sua aplicação em casos práticos de gestão da conservação; 2. Montagem de um modelo de levantamento de informação com base na teoria analisada; 3. Identificação do uso do conceito de autenticidade nos documentos, leis e normas que regem o trabalho de gestão da prefeitura; 4. Levantamento dos procedimentos de análise de projetos na prefeitura; 5. Identificação de casos a serem analisados dentro do universo de intervenções realizadas entre 1999 e 2003; 6. Análises dos casos; 7. Conclusões

Bibliografia comentada (2000 caracteres)

Identifique de 3 a 5 itens bibliográficos importantes para a sua proposta de trabalho e comente, brevemente, o seu conteúdo.

Disciplinas do programa

O curso está estruturado em cinco módulos. Os Módulos de 1 a 4 serão ministrados a distância e contêm 21 aulas. O Módulo 5 é um exercício prático, que exigirá a presença dos participantes, pelo período de 16 dias, em Olinda.

Módulo 1 – Conceituação básica

1. Conservação Urbana: Introdução

2. Conservação integrada: evolução dos conceitos e do ideário

3. Conservação: significância, autenticidade e integridade

4. Tipos de valores patrimoniais

5. Instituições internacionais da conservação

6. Instituições nacionais da conservação 

Módulo 2 – Plano de gestão, Modelos de planejamento local e estratégias de gestão

7. Plano de gestão da conservação

8. Modelos de planejamento local

9. Estratégias de Gestão de Programas e Projetos de Conservação do  Patrimônio Cultural

Módulo 3 – Identificação do patrimônio cultural, caracterização dos atributos dos bens culturais, monitoramento, indicadores, avaliação, controle e financiamento

10. Identificação do patrimônio cultural

11. Caracterização dos atributos dos bens patrimoniais

12. Monitoramento da gestão da conservação

13. Indicadores da gestão da conservação

14. Avaliação da conservação

15. Controle da Conservação

16. Financiamento da Conservação 

Módulo 4 – Tópicos especiais: Relatos de experiências, habitação em áreas centrais, questões contemporâneas de meio ambiente e paisagem urbana

17. Relatos de experiências

18. Mobilidade urbana em áreas históricas: estudos de casos

19. Patrimônio Industrial: noção e objetos de estudos

20. Questões contemporâneas do meio ambiente 

Módulo 5 – Plano de Gestão da Conservação para o sítio histórico e Seminário.

Os alunos, para receberem o título de Especialização, deverão, no mês de novembro de 2014 (de 03 a 18), deslocar-se até Olinda/Recife para finalizar a elaboração de um plano de gestão da conservação dos sítios históricos dessas cidades. A orientação preliminar será feita online, já com os grupos formados e durante todo o curso, em semanas que intercalam as aulas online. O exercício será realizado em grupo e contará com a supervisão dos professores do curso. Nos dias 17 e 18 de novembro de 2014, os alunos deverão apresentar, em forma de seminário, os Planos elaborados. Durante o Módulo presencial, especialistas nacionais e/ou internacionais poderão vir a cidade para discutir o exercício com os participantes e proferir palestras.

O trabalho de conclusão

Terminado o programa de aulas e elaboração do plano de gestão, o participante do programa de especialização deverá desenvolver um artigo científico sobre um tema de seu interesse, dentro do campo da conservação integrada urbana e territorial. Cada aluno será orientado por um professor do programa, que deverá aprovar o tema. O artigo deverá ter entre 5.000 e 6.000 palavras, excluindo bibliografia, apêndices e anexos, e deverá ser entregue até o dia 28 de fevereiro de 2015.

Metodologia do curso

O Curso será realizado por meio da tecnologia de educação à distância “Ensinar”, onde  o aluno poderá acessar o curso na hora e local que lhe seja mais conveniente. Além do Módulo Presencial, no  período de trabalho prático na cidade de Olinda.

Estão previstas as seguintes mídias:

§ Site na Internet com a “Secretaria” e “Sala de Aula” do curso;

§ A “Secretaria” contém as informações básicas sobre o curso;

§ A “Sala de Aula” contém os textos  com as aulas e exercícios;

§ Livro digital, que deverá ser baixado no site do CECI, conforme instrução da secretaria;

A tecnologia de ensino a distância desenvolvida pelo Ensinar já foi testada e utilizada com sucesso em todo o Brasil em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. São ferramentas simples e eficazes.

§ Seqüência didática a ser cumprida pelos alunos em cada aula:

§ Leitura do conteúdo das aulas, fornecida pelos professores;

§ Leitura da bibliografia impressa (artigos e livros) sugerida;

§ Resolução dos exercícios propostos.

Interação com o professor e os demais alunos pelas ferramentas escolhidas pelo professor, como, chat, e-mail, lista de discussão, fórum. Cada professor pode escolher uma ou mais ferramentas. Os alunos serão avisados com antecedência sobre as ferramentas a serem utilizadas, bem como o modo de utilizá-las.

O ensino a distância requer autonomia e concentração por parte do estudante, assim como sua participação ativa em todo o processo. O tempo requerido do aluno para a dedicação ao curso é de 15 horas semanais. Veja abaixo uma recomendação de como racionalizar seu tempo:

§ 1 hora por dia navegando no site do curso (essa atividade requer conexão com a Internet no horário mais conveniente para o aluno);

§ 1 hora por dia fazendo a leitura (off-line) dos conteúdos baixados;

§ 1 hora por dia produzindo os exercícios solicitados.

Avaliação

A avaliação do curso será realizada do seguinte modo:

§ Para cada aula, será realizado um teste (on-line) de compreensão do tema tratado;

§ Para cada módulo de aulas, será solicitada a elaboração de 1 a 3 textos curtos, com reflexões sobre o tema principal do módulo;

§ O trabalho prático será realizado em grupos e terá uma avaliação conjunta do trabalho do grupo;

§ Avaliação do artigo de conclusão do curso.

Matrícula

A matrícula estará efetivada quando a Secretaria do Curso confirmar o recebimento do primeiro pagamento. O aluno será então cadastrado na base dados e receberá login e senha para acessar a “Sala de Aula”.

Bolsas de Capacitação

Uma bolsa de estudo será disponibilizada por indicação das instituições parceiras  do CECI, no Programa ITUC/AL. Assim como, da Universidade Federal de Pernambuco.

Para outros tipos de bolsas ou patrocínios, os candidatos deverão buscar apoio em outras instituições de fomento, internacionais ou nos países de origem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Uma resposta para “Cursos de gestão em restauro e patrimônio cultural estão com inscrições abertas”

  1. admin disse:

    Prezado Gilson,

    Observe que o curso é formado pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci). Veja o email, por favor: ceci@ceci-br.org
    Obrigado,
    Assessoria de Comunicação – CAU-SE

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