Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/03/2014ㅤ Publicado às 11:56

Ministrante do curso: Odilo Almeida, presidente da IAB – Nordeste

Quanto custa, afinal, o trabalho de um arquiteto? O minicurso “Tabela de Honorários”, ministrado pelo presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Região Nordeste – arquiteto Odilo Almeida, propõe sanar essa e outras dúvidas dos profissionais brasileiros. O minicurso será realizado durante o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25/04. É voltado a orientar profissionais de arquitetura na precificação de seus serviços. O que se pretende, além de evitar a concorrência desleal e a precarização do trabalho, é manter o padrão de qualidade das construções.

ABORDAGEM

Com carga horária de seis horas, as aulas seguirão o documento Tabela de Honorários, formulada pelo IAB e entidades, e aprovada pelo CAU/BR. Sua elaboração teve Odilo Almeida como coordenador e relator. O conteúdo envolve demonstrações de duas metodologias indicadas para se estipular valores para mais de 240 serviços de atribuição de arquitetos e urbanistas: a primeira leva em conta um percentual sobre o custo de execução da obra (método indicado internacionalmente), enquanto a segunda estabelece parâmetros para calcular o valor do projeto ou serviço pelo cálculo estimado de despesas com horas trabalhadas, encargos sociais, despesas indiretas, impostos, direitos autorais e lucro. Para o ministrante, “os arquitetos vivem um momento de reestruturação da profissão. É importante que as organizações profissionais indiquem critérios balizadores para a formulação de preços dos projetos, visando a garantia de um adequado equilíbrio entre a qualidade do serviço e a justa remuneração”, explica.

CAU/SE

Karinne Santiago, presidente do CAU/SE

Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, Karinne Santiago, o curso vai oportunizar aos arquitetos uma visão ampla na precificação dos serviços e na manutenção da qualidade dos mesmos. “Com este minicurso, ficará mais cristalino para os profissionais na hora de expor o preço do serviço ao cliente, dentro de uma realizada nacional, garantindo assim, uma qualidade maior nos projetos executados”, diz.

FIQUE ATENTO!

DIAS: 23, 24 e 25 de Abril
HORÁRIO: 12h00 às 14h00
LOCAL: Sala 01

A partir de agora, arquitetos e urbanistas de todo o Brasil possuem uma referência única e segura para negociações com clientes. As entidades nacionais de arquitetos e o CAU/BR aprovaram em 2013 o primeiro módulo da Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, referente a projetos arquitetônicos de edificações. Essa Tabela foi baseada no Manual de Contratação do IAB, aprovado em 2011. Ambos os trabalhos foram coordenados nacionalmente pelo arquiteto Odilo Almeida Filho (IAB-CE), que também irá ministrar o mini-curso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/12/2024

Semana de Valorização Profissional do CAU/SE Reúne Profissionais e Estudantes em Celebração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Destaques

05/12/2024

Dia do Arquiteto 2024: Semana de Valorização Profissional do CAU/SE acontece nesta segunda

Destaques

26/11/2024

CAU/SE promove roda de conversa com arquitetos na CASACOR Sergipe

Destaques

26/11/2024

CAU/SE distribui ingressos para a CASACOR Sergipe 2024