Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

24/10/2024ㅤ Publicado às 13:41

  Nos dias 22 e 23 de outubro de 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) realizou o Seminário de Educação Patrimonial, um evento que reuniu estudantes, profissionais e colaboradores em torno da valorização e preservação da história e identidade cultural de Aracaju. Com uma programação que contemplou abordagens voltadas tanto para o público juvenil quanto para especialistas da área, o seminário teve como foco conscientizar e despertar o compromisso pela preservação urbana e histórica da cidade.

No dia 22, o Museu da Gente Sergipana abriu as portas para atividades voltadas a adolescentes de escolas públicas de Aracaju e do Instituto Federal de Sergipe. Entre olhares curiosos e atentos, os jovens participaram de palestras e dinâmicas conduzidas pelos arquitetos Ana Caroline de Oliveira, Ana Libório e Ézio Déda, todos profissionais com sólida experiência na preservação cultural em Sergipe. As discussões exploraram a história dos estilos arquitetônicos de Aracaju, seus mercados e a importância de espaços como o próprio Museu da Gente Sergipana. A cada atividade, os adolescentes foram incentivados a refletir sobre o respeito e o cuidado com os espaços históricos, redescobrindo a importância de proteger as raízes urbanas da capital sergipana.

Já no dia 23, foi a vez do Palácio Museu Olímpio Campos receber conselheiros do CAU/SE, arquitetos, urbanistas e outros profissionais para um dia de debates e formulação de diretrizes técnicas para a preservação do Centro Histórico de Aracaju. As palestras, incluindo as reflexões do arquiteto Éder Donizeti sobre as mudanças urbanas da região central da cidade, culminaram na construção da “Carta Técnica de Intenções”. Este documento delineará as futuras ações de preservação, abordando a relevância da conservação da memória urbana e do desenvolvimento sustentável.

A presidente do CAU/SE, Karinne Santiago, reforçou o impacto da educação patrimonial: “Promover a consciência sobre o valor do nosso patrimônio é um trabalho transformador. Acreditamos que, ao sensibilizar desde cedo, estamos construindo uma cultura de preservação muito mais forte, que irá perdurar ao longo das gerações. É fundamental que todos, principalmente os jovens, se apropriem dessa responsabilidade de valorizar e proteger o que é nosso, pois é assim que projetamos um futuro que respeita e preserva o passado”, afirmou Santiago.

O evento reafirmou o compromisso do CAU/SE com a educação e preservação patrimonial, instigando uma reflexão coletiva sobre o papel de cada cidadão na proteção do patrimônio histórico, já que preservar o passado é também planejar um futuro consciente e culturalmente enraizado para Aracaju.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/10/2024

CAU/SE promove Seminário de Educação Patrimonial com programação voltada para crianças e profissionai

Destaques

16/10/2024

Inscrições abertas para o 8º Prêmio TCC de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SE

Destaques

15/10/2024

Seminário de Educação Patrimonial: Conectando Gerações e Culturas Sergipanas

Destaques

02/10/2024

CAU/SE encerra Caravana pelo Pacto pela Sustentabilidade com entregas em Aracaju, Estância, Lagarto e Itabaiana