Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/08/2014ㅤ Publicado às 13:58

Presidente Karinne Santiago abrindo o 2º Seminário Estadual do CAU/SE

Mais uma ação realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe é considerada de grande sucesso, por palestrantes, profissionais e estudantes de Arquitetura de Sergipe e do Brasil. O 2º Seminário Estadual do CAU/SE com o tema ‘Arquiteto e Urbanista: Profissional Valorizado, Cidade Planejada” fechou as inscrições antes do previsto, o que demostrou a qualidade dos palestrantes e das temáticas escolhidas pelos conselheiros do CAU/SE. “Disponibilizamos somente 100 inscrições, entre estudantes e profissionais. E por nossa surpresa, em 3 dias, já estávamos com o número de participantes preenchido, o que nos levou a encerrar as inscrições, antes do previsto. A expectativa é que no próximo ano, possamos disponibilizar mais vagas para toda a categoria”, explica o diretor Geral do CAU/SE, Cristiano Pacheco.

De acordo com a presidente do CAU/SE, Karinne Santiago, o 2º Seminário atingiu seus objetivos principais no tocante à discussão da valorização profissional e de como os arquitetos podem pensar em colaborar na construção de uma cidade mais planejada e organizada. “Na abertura do evento, contamos com a presença ilustre do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro que falou palavras de estímulo para os presentes. As discussões nos dois dias de seminário levaram o público a um maior entendimento da profissão, trocando experiências com arquitetos de renome nacional, o que colaborou para o enriquecimento de informações e conhecimento de todos os participantes”, declara. Ainda durante a abertura do evento, discursaram o diretor Geral do CAU/SE, Cristiano Pacheco, e o conselheiro Federal do CAU/SE, Marcelo Maciel que fez uma saudação a todos, desejando um seminário rico de discussões para todos os presentes.

Palestrante Vera Ferreira fala sobre a Metropolização das Cidades

Para Vera Ferreira, palestrante e Conselheira do CAU/SE, as temáticas de valorização profissional e de metropolização das cidades foram muito bem conduzidas e abordadas pelos palestrantes.  Depois da abertura, o tema “Tabela de Honorários” foi amplamente apresentada pelo Arquiteto Odilo Almeida que fez uma explanação objetiva e clara de sua aplicação pelo profissional. Ainda houve debates calorosos sobre reserva técnica e atribuição profissional, com participação do público presente, inclusive com arquitetos de vários Estados brasileiros. “Os palestrantes e Arquitetos, Napoleão Ferreira (CE) e Antônio Francisco de Oliveira (PB) abriram os olhos dos nossos profissionais e esclareceram melhor a respeito de dúvidas e tabus existentes sobre Reserva Técnica e a Resolução 51 e Atividades Privativas”, falou Ferreira.

Ainda no primeiro dia de evento, o professor e Arquiteto, Ciro Pirondi, deu uma verdadeira aula de coragem, criatividade e surpreendeu a todos com a sua Escola da Cidade, onde apresentou uma maneia alternativa e diferente de formação. “O nosso processo de seleção é bem criterioso e os futuros alunos realizam atividade teórica e prática, além de passar por uma entrevista. Na maioria das vezes, estamos escolhendo sempre os melhores e acertando nessa escolha”, diz Pirondi.

Já no segundo dia de evento, o seminário contou com a participação do SEBRAE que falou sobre o Empreendedorismo na Arquitetura e Urbanismo, munindo os interessados em como abrir uma empresa de Arquitetura, atualizando quanto às possibilidades atuais dos arquitetos ingressarem no mercado de trabalho ou serem melhor direcionados.

Arquiteto Paulo Ormindo falando sobre a cidade de Salvador

Os demais palestrantes do segundo dia, a exemplo de Paulo Ormindo, se debruçaram em apresentar suas cidades, suas metrópoles e como estas se desenvolveram e continuam neste processo, as inter-relações e exemplos comparativos deram um porque especial nas explanações. Vera Ferreira historiou Aracaju e nos mostrou como uma cidade tão pequena pode ser também tão especial, e ainda tem possibilidades de correções!

Palestrante e presidente do CAU/PE, Roberto Montesuma, após palestra, entrega livros sobre Arquitetura para a vice-diretora do campus de Laranjeiras

Fechando o evento, o Seminário contou com a palestra do Arquiteto e Urbanista, também Presidente do CAU/PE, Roberto Montesuma, que deu um exemplo do que é ser cidadão e de como a arquitetura e, principalmente, o urbanismo é ouvido, como deve ser compreendido pelas autoridades públicas e como uma oportunidade internacional de repente vira uma ideia fantástica a ser implantada, principalmente com a ajuda coletiva e organizada e o apoio da universidade. “Não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz e emocionada com tudo que aconteceu! Deu tudo certo, Graças a Deus! Agradeço imensamente a Cristiano por nunca deixar a peteca cair junto comigo na administração do CAU/SE e por também fazer este evento acontecer; aos demais conselheiros estaduais que se envolveram diretamente nos eventos, Aline, Vera, Cesar, Ana Libório, Rui, Ricardo Nunes, que deu um show na segunda-feira, quando apresentou Aracaju aos Presidentes, situando-a no tempo e no espaço e mostrando suas dificuldades e belezas, elogiadíssimo e questionadíssimo por todos; agradeço imensamente a nossa equipe técnica (os amarelinhos) que é maravilhosa!”, finaliza Karinne Santiago, presidente do CAU/SE.

 

Presidente do CAU/SE, Karinne Santiago, ao lado do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo visitam o Museu da Gente Sergipana

Conselheiros em momento de descontração e felizes com o resultado positivo do evento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

12/08/2015

NOTA PÚBLICA

AU

12/08/2015

CAU/SE Promove Ciclo de Debates: PDDU – Aracaju: Trajetória, Revisão e Propostas

AU

05/05/2015

Slide Guia RRT

AU

27/04/2015

Saiba quais são as atribuições dos arquitetos e urbanistas