Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

28/03/2013ㅤ Publicado às 11:21

A direção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), na noite desta quarta-feira, 27, visitou a Universidade Tiradentes (Unit) com o objetivo de promover um amplo debate com professores e alunos acerca da profissão que eles resolveram abraçar.

Além da presidente em exercício, Karinne Santiago, também participaram do evento os arquitetos do CAU/SE, Flávia Saldanha, Cristiano Pacheco, Ana Libório e Rui Almeida.

Intitulado ‘Conselho de Arquitetura e Urbanismo: uma nova realidade profissional’, a palestra foi ministrada durante o turno da noite, em auditório lotado com alunos atentos. A Lei 12.378/2010, que regulamenta o exercício da profissão nas esferas estadual e federal, foi um dos primeiros assuntos abordados pela equipe do CAU/SE.

Na ocasião, a presidente do Conselho, Karinne Santiago, destacou que a criação do CAU, em 2010, representou uma conquista histórica para a categoria, uma vez que passou a oferecer maior autonomia e representatividade para a profissão.

“O CAU é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, que possui função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, bem como zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional”, ressalta Karinne.

Aproximação necessária

O estudante do 4º período de Arquitetura e Urbanismo, Marco Antônio Galvão Farias, aprovou a iniciativa do CAU/SE e destacou que essa aproximação entre Conselho e universidade se faz necessária para que se tome mais conhecimento acerca da profissão.

“A princípio, eu não quis ser arquiteto. Pensei em outras possibilidades de curso, mas hoje estou feliz com a escolha que fiz. Sem dúvida, todas as explanações feitas pelo CAU/SE foram de grande importância para nós”, diz Marco Antônio.

Ricardo Soares Mascarello, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit há três anos, comunga da mesma opinião do estudante Marco Antônio, no tocante à aproximação do CAU/SE com os estudantes da universidade. “Aqui foram discutidos temas muito importantes, a exemplo do exercício ilegal da profissão e do recebimento de comissões. Ressalte-se que tudo isso vai mostrando para os alunos o lado ético da Arquitetura e Urbanismo”, analisa o professor.

“É importante lembrar, também, que a existência de eventos assim cultiva a vontade de que outros sejam criados para discutir uma imensidão de temas,  como o Plano Diretor de Aracaju e do Plano de Mobilidade Urbana, por exemplo. É um tipo de aproximação que não discute apenas a profissão, mas o futuro da nossa cidade também”, completa Mascarello.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/12/2024

Semana de Valorização Profissional do CAU/SE Reúne Profissionais e Estudantes em Celebração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Destaques

05/12/2024

Dia do Arquiteto 2024: Semana de Valorização Profissional do CAU/SE acontece nesta segunda

Destaques

26/11/2024

CAU/SE promove roda de conversa com arquitetos na CASACOR Sergipe

Destaques

26/11/2024

CAU/SE distribui ingressos para a CASACOR Sergipe 2024