Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/04/2020ㅤ Publicado às 13:36

Por que o distanciamento social é importante?

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), no intuito de contribuir no combate da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), alerta e recomenda o distanciamento social. #FicaEmCasa!

Em meio à realidade da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam manter o distanciamento social, já que é considerado a melhor e única forma de retardar a propagação do vírus. Mas afinal, por que é importante adotar essa medida?

Segundo informações do Ministério da Saúde, 86% dos casos confirmados da doença – causada pelo coronavírus – é assintomática, o que significa que a maioria das pessoas infectadas, não sabe que está doente e não é diagnosticada. Isso dificulta a contenção da doença, já que o infectado não é diagnosticado, não é possível isolá-lo, e por consequência amplia o problema no meio em que vive, sem saber.

Em meio a toda essa situação, o recomendado, pelas autoridades de saúde, como a única forma de reduzir a disseminação do novo coronavírus é o distanciamento social, com no mínimo um metro e meio a dois metros de distância entre as pessoas, o que nem sempre é possível.

Já o isolamento social significa ficar isolado de qualquer outra pessoa, não há distância mínima segura e a medida é indicada para pessoas diagnosticadas, confirmado ou suspeita do coronavírus.

Entretanto, diante da situação atual de transmissão, como a proximidade entre as pessoas é a maior causa de contágio do coronavírus, pois aumenta a sua disseminação, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o distanciamento social para toda a população brasileira, mesmo que a pessoa não apresente sintomas da Covid-19.

Mas qual o risco de não respeitar essas recomendações?  O número de casos aumentará em pouco tempo e de forma desenfreada. O sistema de saúde ficará sobrecarregado e não terá condições de atender todas as pessoas doentes acometidas pela Covid-19, aumentando portanto, o número de mortes em grande escala.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Subiu para 5.717 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.138 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos é de 201. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até a tarde de  terça-feira (31).

Agora, todas as regiões brasileiras têm casos de mortes confirmadas por coronavírus. Apenas os estados do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Mato Grosso não têm, até o momento, mortes confirmadas pela doença.

No estado de Sergipe, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe, foram confirmados 20 casos da Covid-19. Sendo Aracaju com 17 casos, Propriá com 02 e Nossa Senhora da Glória com 01 caso.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/10/2024

Inscrições abertas para o 8º Prêmio TCC de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SE

Destaques

15/10/2024

Seminário de Educação Patrimonial: Conectando Gerações e Culturas Sergipanas

Destaques

02/10/2024

CAU/SE encerra Caravana pelo Pacto pela Sustentabilidade com entregas em Aracaju, Estância, Lagarto e Itabaiana

Destaques

10/09/2024

CAU/SE promove ação institucional para debater problemáticas urbanas com candidatos das eleições municipais 2024