Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

19/07/2022ㅤ Publicado às 11:58

O CAU como CASA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO

 

Dia do Arquiteto e 5o Prêmio TCC em 2021 na rua do Turista

O CAU/SE tem um espaço de comunicação dentro da Revista Arte Ambiente @_arteambiente  chamado “ESPAÇO CAU”.

Você conhece o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU?

Uma pergunta um pouco estranha para estar dentro de uma revista de arquitetura que carrega o título ESPAÇO CAU, não é?

A pergunta que faço vem de uma reflexão pessoal sobre o meu conhecimento do CAU ao longo da minha caminhada profissional, até fazer parte da instituição: A maioria de nós conhece pouco o CAU. E não digo do desconhecimento da existência do conselho, porque sabemos dos nossos compromissos a cada ano, para quitar a anuidade, para emitir o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), e da utilização do Sistema de Informação e Comunicação do CAU, o SICCAU.

Para a maior parte dos estudantes de arquitetura, a sigla CAU cai em seus ombros após o diploma, com responsabilidades profissionais e a perspectiva de um mercado profissional nada amigável. Mas o CAU é mais que isso e precisa estar próximo, ele precisa ser a CASA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO.

O CAU é uma entidade que nasceu em 2010, tendo como função orientar e fiscalizar o exercício da profissão, defendendo o interesse e a segurança da sociedade. Sendo, o profissional de arquitetura, o protagonista da produção da boa arquitetura. Desde que assumimos a atual gestão viemos passando por um processo de formação sobre o conselho: para que serve, missão, visão, valores, função, compromissos, normativas, procedimentos, abrangência e responsabilidades, misturado por novas propostas, com fins de aproximá-lo dos profissionais e da sociedade.

O CAU não começou hoje, é uma instituição em construção e crescimento. E quem está na gestão soma esforços de quem já passou por lá- antigos conselheiros, e aos que permanecem- os funcionários. O CAU é uma construção coletiva e colegiada E aproximar só é possível se estiver em diálogo, compreendendo o contexto, construindo propostas e ações dialogadas, convidando entidades, estudantes, profissionais e a sociedade para contribuir e participar. Esse é o convite!

A arquitetura ainda é uma profissão de alcance restrito. A pesquisa Datafolha de 2015 levantou que das pessoas que reformaram e construíram imóveis naquele ano, apenas 15% utilizaram os serviços de profissionais da arquitetura e engenharia. O recente Censo do CAU Brasil nos apontou que 68% dos profissionais sergipanos trabalham com arquitetura de interiores. A maioria ganha entre 1 a 3 salário mínimos, tem entre 19 e 30 anos e mais de 60% são mulheres. Esse é um o retrato.

Cada CAU tem a sua cara, contexto e especificidades. Nós, em Sergipe, temos 1583 profissionais ativos, e somos considerados um CAU Básico, ou seja, de menor estrutura e arrecadação. Isso resulta em limitações orçamentárias, corpo técnico reduzido e um enorme desafio que vem sendo construído a partir de um planejamento estratégico comprometido em adequar orçamento, recursos humanos e materiais a projetos e ações. Essas questões vêm nos movendo a incentivar e dinamizar novos campos, melhorar nossa comunicação, ampliar a fiscalização, fortalecer o ensino e a formação profissional, difundir o Código de Ética, fomentar e incentivar políticas públicas, democratizar o acesso à arquitetura e urbanismo, olhando as questões da inequidade dentro da profissão.

São algumas das ações já implementadas ou em curso desde o ano passado:

Fomento à Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS): Curso de Regularização Fundiária, Concurso Universitário e Apoio à Residência da UFS;

Aproximação ao jovem estudante e recém-formado: Prêmio de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), parceria com Centros Acadêmicos e Coordenação de Cursos, fomento a projetos de extensão ligados ao Patrimônio Histórico;

Parcerias: Cooperação com Emurb, CREA/SE, Energisa, Corpo de Bombeiros e Defensoria Publica;

Defesa do piso salarial: Ações jurídicas em concursos públicos;

Qualificação da comunicação, fiscalização e atendimento do CAU/SE: Contratação de Agência de Comunicação; automóvel para fiscalização; Concurso Público para vagas de atendimento e fiscalização e Estudos para Aquisição de nova sede;

Monitoramento de políticas públicas: Participação ativa na revisão do Plano Diretor (PDDU) de Aracaju;

Mapeamento de inequidades: Consulta Pública com enfoque em gênero, raça e diversidade.

Todas essas ações em desenvolvimento vêm do anseio do CAU/SE em valorizar e amplificar arquitetura e urbanismo no estado, entendendo que só é possível através de esforços e a união de muitas mãos num grande mutirão: o CAU/SE, os profissionais e a sociedade como um todo. Por isso reforçamos o convite: Venha contribuir conosco! A porta está aberta!

 

Heloisa Diniz – Presidente do CAU/SE

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

16/12/2024

Semana de Valorização Profissional do CAU/SE Reúne Profissionais e Estudantes em Celebração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Destaques

05/12/2024

Dia do Arquiteto 2024: Semana de Valorização Profissional do CAU/SE acontece nesta segunda

Destaques

26/11/2024

CAU/SE promove roda de conversa com arquitetos na CASACOR Sergipe

Destaques

26/11/2024

CAU/SE distribui ingressos para a CASACOR Sergipe 2024