Marketing profissional é debatido durante segundo dia de Seminário do CAU/SE
11/12/2015 |
Na tarde do segundo e último dia de palestra do III Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, quinta-feira, (10), ocorrido no Quality Hotel em Aracaju, a temática de destaque foi “Marketing Profissional para Arquitetos e Urbanistas”, com o palestrante e professor Alcides Araújo.
O mediador do eixo temático foi o arquiteto e coordenador da Comissão de Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Alysson Borges, que antecipou a necessidade do marketing na arquitetura. “É fundamental nós arquitetos sabermos promover nossos serviços, nossa imagem com qualidade para qualificar nossa colocação no mercado de trabalho”, disse.
Segundo o professor Alcides Araújo, Marketing é um tema transversal e que deve estar incluído na gestão do arquiteto e do urbanista. “É preciso ter ciência que a comunicação não é aquilo o que eu quero dizer, e sim aquilo que o outro entende, então por mais completo que seja o serviço de um profissional arquiteto e urbanista, nós temos técnicas e táticas para promover o produto e o serviço que ele está ofertando”, ampliou.
Araújo julgou que a grande motivação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) em trazer este tema para discussão foi acertada. “Sinto-me extremamente feliz. Encontrei uma plateia muito comprometida e estou a disposição sempre”, completou o professor.
Após a palestra, o espaço foi aberto para debate e questionamentos. O vice-presidente do CAU/SE e coordenador da Comissão de Ética, Edson Figueiredo demonstrou preocupação sobre a liberdade do arquiteto em gerenciar sua publicidade e propaganda, com relação à proibição de se fornecer algo em troca ao profissional, a exemplo de promoções.
“Essa questão do código de ética é muito peculiar da profissão, quando falamos, por exemplo, de reserva técnica (comissão), isso não está regulamentado em algumas profissões, mas é uma pratica normal. Na arquitetura não esteve regulamentada por um bom tempo e era uma pratica corriqueira, mas atualmente o conselho tentar discutir o assunto e regulamentá-lo. Isso é uma preocupação do marketing pessoal e profissional”, pontuou o Figueiredo.
Para o estudante do 9º período de Arquitetura na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Audney Bispo, a palestra foi relevante. “Neste segundo dia, o que mais me chamou atenção foi o tema marketing na arquitetura, pois na universidade não somos preparados para vender nosso trabalho, então o CAU trazer essa temática foi fundamental para nós que estamos entrando no mercado”, finalizou.
Fotos: Daniel Renno